SPTRANS – Aprenda a consultar o itinerário dos ônibus

A São Paulo Transportes S.A  (SPTrans), foi fundada no ano de 1995 e atualmente é composto por 16 consórcios, formados por cooperativas e empresas privadas, sendo responsável pela operação de mais de 16 mil veículos. É uma empresa pública do Estado de São Paulo que atua na gestão dos transportes públicos, administrando as linhas das empresas privadas que circulam pelas ruas dos municípios.

Muitos usuários do transporte publico do estado ainda não conhece como funciona a empresa responsável pela locomoção de milhares de pessoas, que cruzam a cidade todo dia. Confira a seguir quais os serviços oferecidos e como está por dentro de todas as operações feitas por essa empresa. Veja Agora !

Como funciona a SPTrans

A SPTrans emite ordens de serviço de operação para cada linha, incluindo definição de trajetos, horários de operação e frota necessária. Todas as linhas de ônibus são operadas por concessionárias, sob a supervisão da empresa de planejamento e gerenciamento do transporte coletivo.

O número pessoas que usam ônibus no estado de São Paulo vem aumentando nos últimos anos, e para que o cidadão que usa esse meio de transporte fique satisfeito com o serviço prestado, a São Paulo Transportes S.A, vem a cada ano inovando serviços para atender aos passageiros com total responsabilidade e segurança.

Mais de 50% dos deslocamentos na Grande São Paulo são feitos de transporte público. Entre os meios de transporte disponíveis em São Paulo, o mais utilizado é o ônibus. A frota transporta mais gente do que todas as linhas do Metrô juntas. São mais de 17 milhões de pessoas viajando por dia.

A empresa criou o SPTrans itinerário, uma ferramenta que possibilita o passageiro a consultar o itinerário de todos os ônibus que circulam no estado, podendo saber, assim, quanto tempo leva de um ônibus ir de um endereço para outro, quais são as linhas que fazem tais trajetos mais rápidos e uma série de informações valiosas para o utilizador dos coletivos de SP.

Essa consulta poderá ser realizada gratuitamente por qualquer cidadão, basta acessa o site no endereço a seguir:

sptrans-2

Consultando os Itinerários você poderá obter os horários de início e término de operação das linhas, bem como, das partidas dos veículos adaptados para portadores de deficiência física. Quanto a operação ao longo do dia o Sistema de Transporte , não opera com horários fixos, mas com intervalos programados entre viagens que variam de acordo com a linha, de modo a adequar a disponibilidade da frota à demanda de usuários.

Como usar seu Bilhete Único

O pagamento da passagem pode ser efetuado em dinheiro ou pelo cartão denominado Bilhete Único. O Bilhete Único é um sistema de bilhetagem eletrônica que unifica em apenas um sistema, toda a bilhetagem dos meios de transportes, gerando assim benefícios aos seus usuários, tais como as tarifas integradas, o Bilhete Único oferece desconto ou isenção da tarifa ao se utilizar meios de transporte dentro de um determinado período de tempo.

Para o sistema de transporte público, o Bilhete Único é vantajoso, pois o dinheiro entra no caixa antes do usuário utilizar o transporte público e há economias com impressão de bilhetes. A recarga desse bilhete poderá ser feita através de diversas formas como:

sptrans

  • Loja Virtual;
  • Lojas Físicas;
  • Postos de Venda de Créditos e Serviços;
  • Pontos de Venda de Créditos e recarga por meio de aplicativos.

Os dois endereços que vendem cartões Bilhete Único SPTrans, são Augusta e Santa Cecília, principalmente o Bilhete Único Vale-Transporte. Nos Postos de Venda de Créditos e Serviços você resolve problemas com o cartão, como bloqueio, restituição e emissão de segunda via.

Nos Pontos de Venda de Créditos como bancas de jornal, farmácias e padarias. Neles, você faz compra e recarga de créditos do Bilhete Único Comum e Estudante e a recarga do Bilhete Único Vale-Transporte e Mãe Paulistana. Os cartões que tiveram créditos comprados na Loja Virtual ou por aplicativos podem ser carregados em qualquer ponto de recarga.

Comments Off on SPTRANS – Aprenda a consultar o itinerário dos ônibus

Filed under Serviços

Comments are closed.